EAP

Equipa para o Apoio e Psicologia

Princípio de Atuação: "Na EPA, não varremos para debaixo do tapete."

 

A Equipa para o Apoio e Psicologia da Escola Profissional de Aveiro, no âmbito da sua atuação como serviço integrado, desempenham atividades e/ou interações com:
- Alunos
- Familiares/Encarregados de Educação
- Professores/Educadores
- Demais estruturas de topo e intermédias de gestão
- Pessoal não-docente
- Profissionais de outras entidades, serviços ou instituições da comunidade

Organização, funcionamento e coordenação dos serviços

Sinalizações por:
- O Próprio serviço
- DTP
- CP
- OET
- Professor do CT
- Qualquer elemento da CE

Motivos de sinalização:
- Problemas académicos e de aprendizagem
- Problemas de ajustamento psicológico
- Problemas de comportamento
- Problemas nas relações familiares
- Uso/abuso de substâncias ilícitas
- Problemas na integração social da família
- Problemas de saúde

 

 

 

Mário Madalena
CAPITÃO

mario.madalena@epa.edu.pt

Ana Valente

Técnica de Referência de Apoio, Unidade das Tecnologias

 ana.valente@epa.edu.pt

Cristina Meneses

Técnica de Referência Educativo, Unidade do Terciário

 critina.meneses@epa.edu.pt

João Alves

Técnico de Referência de Orientação, Unidade das Tecnologias

  joao.alves@epa.edu.pt

Luís Reis

Técnico de Referência Educativo, Unidade do Terciário

  luis.reis@epa.edu.pt

Susana Moreira

Técnica de Referência de Apoio, Unidade do Terciário

  susana.moreia@epa.edu.pt

Destinatários e Intervenção

Tipo de destinatários da EAP:
- Alunos de Cursos de Educação e Formação (CEF) de Nível Básico
- Alunos de Cursos Profissionais
- Alunos de Cursos de Aprendizagem
- Familiares e Encarregados de Educação
- Docentes/Profissionais de Educação

Tipo de intervenção/atividades desenvolvida pela EAP
- Avaliação psicológica e educacional: A EAP realiza avaliações compreensivas e completas a fim de compreender as dificuldades experienciadas por crianças e jovens, reportam ainda os resultados obtidos, oralmente ou sob a forma de relatório.
- Consulta psicológica individual e/ou em grupo: A EAP intervem junto dos alunos identificados com problemas ou dificuldades, no domínio cognitivo, socio-afetivo, comportamental, familiar, entre outros.
- Apoio Psicopedagógico: A EAP intervem junto dos alunos, através da deteção de dificuldades e necessidades educativas especiais dos alunos, propondo estratégias pedagógicas e de apoio diversificadas. Orienta o aluno no seu processo de aprendizagem, dando ênfase às suas capacidades e apoiando nas suas dificuldades.
- Prevenção seletiva/indicada: A EAP implementa intervenções dirigidas a grupos alargados de alunos, ou a populações identificadas como de risco, com o objetivo de prevenir a ocorrência de problemas.
- Programas de desenvolvimento (promoção): A EAP implementa intervenções estruturadas com vista a melhorar o funcionamento, ou a promover o potencial de desenvolvimento e de aprendizagem, de indivíduos ou grupos saudáveis.
- Orientação escolar e vocacional: A EAP planifica, executa e avalia atividades com vista ao desenvolvimento vocacional dos alunos e à formulação dos seus projetos escolares e profissionais.
- Formação ao pessoal docente e não docente: A EAP favorece a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de competências nas pessoas que trabalham diretamente com crianças e famílias; colabora com os mesmos na prevenção e resolução dos problemas dos alunos, entre outras atividades.
- Famílias: A EAP fornece informação e formação a pais e outros familiares no domínio da educação, do desenvolvimento e da aprendizagem; apoia a participação da família na escola; a formação de parcerias na análise e intervenção junto dos alunos, entre outras atividades.
- Articulação com outros serviços da comunidade: A EAP estimula a cooperação e a coordenação entre serviços e instituições do meio envolvente, nomeadamente, das áreas da saúde, intervenção social e comunitária.
- Investigação: A EAP apoia a realização de estudos no seio da escola e desenvolve atividades de investigação no sentido de ampliar a literatura sobre a prática profissional.

Protocolos e Parcerias
Protocolos, parcerias e acordos celebrados no âmbito dos serviços e demais estruturas intermédias de gestão pedagógica, assim como, gestão de topo:
- Pais em Rede
- Autarquias Locais
- Centro de Saúde
- Centros de Investigação
- CPCJ
- Escola Segura - PSP
- IEFP
- Entidades Privadas de Apoio
- Estabelecimentos de Ensino Superior
- Outras Escolas
- Serviço Locais de Ação Social

Espaços de Trabalho
- Unidade de Tecnologias
- Espaço Eng.º Victor Matos
- Unidade do Terciário

Gabinetes de trabalho apropriados para:
- Avaliação psicológica e educacional.
- Consulta psicológica individual e/ou em grupo.

Espaço Estilos e Espaço Inteligências apropriados para:
- Apoio Psicopedagógico.
- Apoio Pedagógico.
- Programas de prevenção/reeducação e promoção de competências.

Espaço Compromisso Educativo apropriado para:
- Articulação com outros serviços da comunidade.
- Apoio às famílias.

Espaço de Trabalho no VougaPark apropriado para:
- Todo o serviço prestado pela EAP na Unidade das Tecnologias.

Espaço de Trabalho no Eng. Victor Matos:
- Todo o serviço prestado pela EAP no Eng. Victor Matos.