Parlamento Jovens 2018/19

A Escola Profissional de Aveiro, neste ano letivo de 2018/2019, está a participar em mais uma edição do programa Parlamento Jovens. Este é uma iniciativa da Assembleia da República, dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, de escolas do ensino público, privado e cooperativo do Continente, das Regiões Autónomas e dos círculos da Europa e de Fora da Europa.
O programa culmina com a realização anual de duas Sessões Nacionais na Assembleia da República, nomeadamente uma Sessão destinada aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e uma Sessão destinada aos alunos do ensino secundário.
Este programa tem como principais objetivos:
– Educar para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política;
– Dar a conhecer a Assembleia da República, o significado do mandato parlamentar, as regras do debate parlamentar e o processo de decisão do Parlamento, enquanto órgão representativo de todos os cidadãos portugueses;
– Promover o debate democrático, o respeito pela diversidade de opiniões e pelas regras de formação das decisões;
– Incentivar a reflexão e o debate sobre um tema, definido anualmente;
– Proporcionar a experiência de participação em processos eleitorais;
– Estimular as capacidades de expressão e argumentação na defesa das ideias, com respeito pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria;
– Sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afetem o seu presente e o futuro individual e coletivo, fazendo ouvir as suas propostas junto dos órgãos do poder político.