PLANO INTEGRAÇÃO ALUNOS EPA- PROJETO APRENDIZAGEM/APADRINHAMENTO

O Projeto de Apadrinhamento em parceria com a RENAULT CACIA, arrancou no passado mês de outubro. Este projeto tem como principal objetivo a renovação do quadro de técnicos nas Oficinas da RENAULT CACIA. Neste sentido, a Renault irá apadrinhar o ciclo de formação 2018-2021, na formação em alternância de 10 jovens com vista à sua integração na Empresa no final do ciclo de formação. Estes alunos/aprendizes irão ser formados à medida da empresa pelos seus mestres, com elevada experiência e know-how técnico, em alternância com a Escola Profissional de Aveiro.
Os dez alunos visados, dos Cursos de Técnico/a de Manutenção Industrial e de Técnico/a de Eletrónica e Telecomunicações, irão trabalhar nas Oficinas Central, Mecânica e Eletrónica da empresa, dando resposta a áreas prementes como: tornearia, fresagem, serralharia, mecânica, diagnóstico e reparação de equipamentos eletrónicos).
Os responsáveis pelo Projeto iniciaram a parceria com uma visita à Escola Profissional de Aveiro à sua Unidade das Tecnologias, em Sever do Vouga, para conhecerem o trabalho que é desenvolvido com os alunos nos espaços de trabalho da EPA. De seguida, foi realizada a visita pelos Professores e alunos à Fábrica com um primeiro contacto com os tutores profissionais responsáveis pela tutoria destes alunos.
No decorrer dos meses de novembro, dezembro e janeiro vai ser feita a planificação do trabalho dos alunos em parceria, a definição das aprendizagens essenciais para o presente ano letivo, a seleção e preparação de alunos bem como a formação de tutores e professores.
No final do mês de janeiro, os alunos irão iniciar o seu trabalho on job em alternância EPA/RENAULT CACIA.
Esta parceria evidencia a missão do projeto educativo da Escola Profissional de Aveiro na efetiva integração no mercado de trabalho de jovens capacitados com vista à valorização da nossa região.