Candidaturas para o Programa ERASMUS + Mobilidade Individual

Encontram-se abertas as candidaturas para o Programa ERASMUS + Mobilidade Individual destinadas a alunos do último ano dos Cursos Profissionais e dos Cursos de Aprendizagem, para realização de um estágio transnacional a partir de setembro. A candidatura deverá ser formalizada até ao dia 30 de outubro de 2018, por correio eletrónico, para o email secretariado@citizens.pt, com o envio da seguinte documentação:
• CV (formato Europass), redigido em português e inglês;
• Carta de motivação em português e inglês;
• Cópia de Bilhete Identidade/Cartão cidadão;
• 1 Fotografia atual.
Países de acolhimento da Formação em Contexto de Trabalho: Áustria, Chipre, Estónia, Espanha e Itália.

O Programa Erasmus + Ação Chave 1 é uma iniciativa da Comissão Europeia, através do qual se promovem estágios e formação em empresas e outras entidades transnacionais a serem usufruídos por alunos e professores das escolas e instituições integrantes no Programa. Tem como objetivo apoiar a participação em ações de formação e aperfeiçoamento e a aquisição e utilização de novos conhecimentos, competências e qualificações, de forma a facilitar o desenvolvimento pessoal, a empregabilidade e a participação no mercado de trabalho europeu, de todos quantos forem selecionados. Os estagiários e os professores usufruem de uma bolsa de subsistência e de outras comparticipações nas despesas, nomeadamente a viagem e o seguro.

Datas importantes:
Prazo de candidatura – 30 de outubro de 2018
Entrevistas – a partir de 2 de novembro de 2018
Resultados – à medida que o processo de seleção for sendo concluído
Início de preparação da mobilidade: 15 de novembro de 2018
Período de mobilidade: a partir de janeiro de 2019

Critérios de Seleção:
Análise individual da situação do aluno que inclui:
• Empenho, motivação e comprometimento para com o projeto
• Disponibilidade, capacidade de inter-relacionamento e predisposição para comunicar com outras pessoas, conhecer outras culturas e realidades culturais e linguísticas
• Relatório do orientador educativo dos alunos e respetivo coordenador de curso

Perfil pessoal: Empenho, interesse pela vida escolar revelado durante todo o percurso escolar do aluno, assiduidade, pontualidade. Relatório elaborado pelo OE e respetivo CC. Este critério tem uma ponderação de 60% na seleção.
Mérito: Média global, média componente técnica, média língua estrangeira e n.º de módulos em atraso à data efetiva de seleção. Este critério tem uma ponderação de 30% na seleção.
Funcionalidade: Estão em causa critérios de motivação, disponibilidade, facilidade de inter-relacionamento, facilidade de comunicação, entre outros, por meio de entrevistas individuais e de grupo. Este critério tem uma ponderação de 10% na seleção.

Apesar da preferência manifestada por algum país, o aluno poderá ser colocado num outro local, tendo em conta a indisponibilidade do primeiro em acolher jovens no curso em questão. Por outro lado, dado o número limite de vagas por país, um aluno selecionado poderá ser colocado num país não escolhido por si, em primeira instância. Após a divulgação dos resultados de seleção, o aluno tem 3 dias para manifestar a sua aceitação ou recusa do projeto. Neste caso, os alunos em lista de espera serão colocados nas vagas, por ordem sequencial.