Projeto Potencial Positivo tem novos beneficiários

No dia 11 de maio, através da Fundação CESDA – Centro Social do Distrito de Aveiro, o Projeto Potencial Positivo realizou rastreio de saúde a uma família de etnia cigana da freguesia de Esgueira (Aveiro). O rastreio de saúde levado a cabo pela Equipa de Socorro da EPA consistiu na Avaliação da Glicémia Capilar, da Pressão Arterial Sistólica e Diastólica, Pulso, Peso e IMC. O povo cigano, nomeadamente a matriarca da comunidade, acolheu no seu acampamento, com simpatia e com um sorriso estampado no rosto, o grupo de trabalho da EPA e colaborou ativamente no desenvolvimento desta atividade.
Para além de um diagnóstico global ao estado de saúde daquela família cigana, a Equipa de Socorro sensibilizou a comunidade para a adoção de estilos de vida mais saudáveis, para a prevenção dos principais fatores de risco de doença e consequente promoção da saúde.
Desvalorizando o estereótipo negativo, o preconceito e a discriminação associados aos ciganos, o Projeto Potencial Positivo continua a promover a integração e a inclusão social dos mais desfavorecidos, a igualdade de oportunidades e a defesa dos direitos humanos, cultivando junto dos seus alunos o espírito de cidadania ativa.