Projeto Potencial Positivo (P+)

Projeto Potencial Positivo (P+)

Suscita Curiosidade da Imprensa e Meios de Comunicação Social Regionais e Nacionais

Dada a sua natureza e âmbito de atuação, o Projeto P+ tem despertado o interesse por parte da imprensa e meios de comunicação social. O Projeto P+ continua a apoiar a Rede Social em Sever do Vouga, dando resposta a problemas concretos de pessoas em situação de grande fragilidade económica e social, sobretudo idosos com reduzida capacidade motora, residentes em zonas predominantemente rurais e isoladas. No transato dia 26 de outubro, o Porto Canal deslocou-se até à UniTEC da EPA para conhecer este projeto nas suas diversas frentes de atuação. A reportagem com os dados e imagens recolhidos será transmitida no magazine informativo Mundo Local no próximo dia 2 de novembro pelas 13H45, onde o CTP da EPA, Dr. Paulo Quina apresentará, em direto, o Projeto P+. O Porto Canal fez reportagem nos 3 locais onde o Projeto P+ se encontrava a trabalhar:

  • Centro de Dia da SCMSV (Talhadas), onde os alunos ministravam formação aos utentes no âmbito das TIC – processador de texto, redes sociais, mensagens, chamadas de voz e videochamadas através do Skype, possibilitando-se o contacto com o agregado familiar emigrado.
  • Habitações de 2 pessoas carenciadas na freguesia de Rocas do Vouga; Numa das habitações, a brigada de reparações aplicou um teto falso em pladur e na outra habitação instalou um guarda-corpo em madeira em frente à casa, evitando-se a queda em altura do idoso para os terrenos adjacentes e acautelando-se, desta forma, a sua segurança. Os trabalhos em ambas as habitações terão continuidade, pois ainda muito há a fazer.

O Projeto P+ contará doravante com o apoio permanente do voluntário europeu Jesús Benito, psicólogo social de formação que prestará o seu contributo na operacionalização e crescimento deste empreendedor desafio social.

Registam-se já melhorias nas condições de habitabilidade da população do concelho de Sever do Vouga, assim como uma melhoria da qualidade de vida na terceira idade, objetivos a que o Projeto P+ se propôs.