Testemunho do Luís Frade sobre a EPA – Aluno da Turma 4BM

“Desde cedo aprendi a lidar com a vida e a questionar-me sobre tudo o que me rodeia e me diz respeito. A partir do 7º ano desinteressei-me pela escola e perdi a vontade de estudar. Perguntava-me porque me obrigavam a ler tantos textos e a responder a perguntas ocas que para mim eram inúteis e não tinham qualquer fundamento. Perguntava-me para que me serviriam as matérias abordadas pelos professores e em que contexto as iria aplicar no futuro. Quando conclui o 9º ano decidi mudar de vida e procurar uma escola com sentido que servisse os meus interesses. Teria de encontrar uma escola diferente das outras, que me explicasse o porquê das coisas e onde pudesse perceber a aplicabilidade prática daquilo que os professores ensinam.

Na EPA, o ensino foca-se no meu futuro e os professores explicam para que servem as coisas que aprendemos. No ensino regular, ensina-se por ensinar… Se tudo na vida tem um porquê, porque motivo evitam explicar-nos o porquê das coisas? E insistem em deixar-nos ignorantes? Presumo mesmo que aquilo que as outras escolas nos ensinam não servirá para nada.

Na EPA, os professores gostam dos alunos. Na outra escola, eram poucos os professores que gostavam dos alunos. Na EPA irei aprender em 3 anos o que não aprenderia noutra escola em 5 anos. Porque na EPA estou diariamente em contacto com a realidade do mercado de trabalho.”