Equipa de Socorro

Escola Profissional de Aveiro dispõe, em permanência de Equipa de Socorro

Desde o dia 8 de Novembro de 2010 que a Escola Profissional de Aveiro possui uma Equipa de Socorro especializada composta por alunos com formação de bombeiro que, em permanência, está disponível para prestar os primeiros socorros a eventuais vítimas de acidente ou doença súbita no interior das instalações, constituindo, também, a Brigada de Incêndios Interna da nossa organização (no âmbito do Plano de Emergência Interno da escola – UT IV).
Após localizada a vítima, verifica-se nos plasmas distribuídos pelos diversos espaços escolares quais os bombeiros de serviço e, estes, de imediato são contactados para acederem ao local. O socorro / apoio é, posteriormente, prestado no posto médico da escola, o qual se encontra devidamente equipado, quer com material de diagnóstico de parâmetros, quer com todo o material de penso necessário. A criação desta equipa e consequente operacionalização da mesma reduziu, em larga escala, o recurso às entidades externas de socorro, minimizando o alerta para o n.º nacional de emergência, 112.
A referida equipa procede, também, uma vez por período letivo, à realização de rastreios ao pessoal docente, não docente e discente (medição / monitorização da Glicémia, TA, Peso, Altura e IMC), informando à posteriori os destinatários da atividade sobre os resultados obtidos e efetuando um comentário crítico aos mesmos, visando uma melhoria do estado de saúde global da comunidade educativa.
A Equipa de Socorro da EPA integra a Brigada de Incêndios no âmbito do Plano de Emergência Interno das instalações, documento que visa assegurar uma resposta pronta e adequada às situações de emergência susceptíveis de ocorrer e que possam, de alguma forma, afetar as instalações, minimizando as suas consequências, de modo a garantir a salvaguarda dos colaboradores (internos e externos) e visitantes, a defesa do património e do ambiente. Este plano é amplamente divulgado por todos os intervenientes e testado anualmente, sob a forma de um simulacro, com vista a comprovar a sua adequabilidade.
Todos os intervenientes são dotados de formação e treino adequados de forma a cumprir com as instruções de actuação em emergência preconizadas neste plano.
Para além da sua formação inicial de bombeiro, os elementos da equipa reciclam, periodicamente, os seus conhecimentos no âmbito da prevenção e combate a incêndios na unidade de São João da Madeira da ENB, entidade que atesta e valida as competências destes jovens profissionais.
A Equipa de Socorro da Escola Profissional de Aveiro representa uma ideia inovadora e pioneira no ensino em Portugal, pronta a atuar em 2 frentes: Prestar os primeiros socorros a vítimas ou doentes, garantindo a sua estabilização e combater um eventual incêndio com os meios de primeira intervenção disponíveis (extintores e bocas de incêndio armadas) até à chegada dos bombeiros externos (se necessário).
A Escola Profissional de Aveiro assume, por esta via, um compromisso na melhoria e cumprimento das condições de segurança de todo o edifício, pessoal docente, não docente e discente, assim como o cumprimento da legislação em vigor (D.L. n.º 220/2008, de 12 de Novembro e Portaria n.º 1532/2008, de 29 de Dezembro, que aprova o novo Regime Jurídico de SCIE).

REGULAMENTO

COORDENADORES DA EQUIPA DE SOCORRO

Carla Duarte Miguel Oliveira

ELEMENTOS DA EQUIPA DE SOCORRO